SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Gamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de TDAH: processo de pré-produção, produção e avaliação do softwareDa formação sapiencial à transformação profética: espiritualidade, paideia e contemporaneidade em D. Timóteo Amoroso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

VELOSO, Ana Isabel; COSTA, Liliana  e  RIBEIRO, Tânia. Jogos digitais na promoção da saúde: desafios e tendências. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.159-186. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016159.

Na sociedade contemporânea, existem duas tendências que serviram de mote aos desafios expostos neste artigo: o envelhecimento populacional, que é uma realidade na sociedade atual em constantes mudanças econômicas, políticas e sociais; e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que representa um dos grandes problemas de saúde, afetando principalmente pessoas com mais de 55 anos. As plataformas digitais, concretamente os jogos digitais, podem ajudar: na promoção de uma vida ativa; na autonomia; e na reabilitação do idoso. Com o objetivo de fomentar essa ajuda foram concebidos e desenvolvidos dois jogos, JUMP e o PhysioFun, descritos no presente artigo. O jogo JUMP foi concebido e desenvolvido em participatory design com os alunos de uma Universidade de Terceira Idade. Este pretende promover a aprendizagem para o envelhecimento ativo, ajudar a sensibilizar para hábitos de vida saudáveis e eventualmente influenciar o jogador para mudar os seus comportamentos menos benéficos para outros mais saudáveis. O jogo PhysioFun foi concebido e desenvolvido numa metodologia de investigação de desenvolvimento com os profissionais de saúde e pretende servir como uma ferramenta completar à fisioterapia na reabilitação de pacientes vítimas de AVC. Para além disso, apresentam-se recomendações para o design de jogos para idosos e vítimas de AVC.

Palavras-chave : Jogos Digitais; Idosos; Envelhecimento Ativo; Reabilitação; Vítimas de AVC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )