SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número46Educação do campo: contribuições para o estado da arte da produção científica (2007-2015)Experiências e saberes de professores universitários em relação à inclusão de alunos com deficiência na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GHANEM, Elie. Inovação em escolas rurais: o Caso Serta (Pernambuco - Brasil). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.227-237. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016227.

Este artigo aborda a origem da inovação educacional na atuação de uma ONG com escolas públicas de educação básica, em municípios de Pernambuco, Brasil. O objetivo da pesquisa foi detectar a presença ou não de alguns fatores na gênese da experiência investigada. Trata-se de um estudo de caso para o qual foi feito o exame de publicações e realizadas entrevistas semiestruturadas com dirigentes e agentes da ONG, assim como com docentes de escolas rurais e gestores de secretarias municipais de educação. Conclui que fatores salientes na geração da inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da ONG.

Palavras-chave : Inovação Educacional; Reforma Educacional; Escola Rural; Pernambuco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )