SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Tutoría académica en un curso de maestría profesional: um aprendizaje compartido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SOUSA, Clarilza Prado de  y  PLACCO, Vera Maria de Souza. Mestrados profissionais na área de educação e ensino. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.23-35. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016023.

O texto procura discutir dois dos desafios que programas de Mestrado Profissional (MP) enfrentam atualmente, para constituir uma identidade funcional que os distinga dos mestrados acadêmicos e mantenham a qualidade acadêmica desejável. Partimos do pressuposto que os MP têm um compromisso com um impacto mais preciso em relação à educação básica, respondendo à sua realidade e demandas, e que sua proposição deve estar alinhada com os resultados de uma política voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Assim, procura-se contribuir para o delineamento das necessidades e compromisso educacional que um MP deve atender. O primeiro desafio destes MP diz respeito à interpretação que têm feito das necessidades do contexto educacional para definir suas propostas. O segundo diz respeito às possibilidades de como formar o professor. Considerando os fundamentos consolidados da área de formação, é possível ultrapassar as disputas entre comunidades epistêmicas, propondo uma formação completa e complexa do profissional da educação.

Palabras clave : Mestrado Profissional; Formação de Professores; Teoria da Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )