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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versión impresa ISSN 0104-7043
Resumen
ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; PEREIRA, Rodnei; PRINCEPE, Lisandra Marisa y ARANHA, Elvira Godinho. Tutoria acadêmica no mestrado profissional: um aprendizado compartilhado. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.37-50. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016037.
O texto discute a tutoria acadêmica, atividade que faz parte da proposta curricular do Mestrado Profissional: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os tutores são doutorandos dos Programas de Educação da mesma Universidade. Por dois semestres, os tutores, com supervisão da coordenação do curso, acompanham os mestrandos no processo de desenvolvimento do seu trabalho final de Mestrado. Com o objetivo de analisar os significados que alunos e tutores atribuem à tutoria acadêmica, optou-se pela metodologia dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo três perguntas abertas que foi encaminhado, via Google Docs, para 116 alunos e 13 tutores que participaram da tutoria nos anos 2013, 2014 e 2015. Um total de 45 discentes e todos os tutores preencheram o instrumento. Os resultados apontaram que a tutoria se constituiu num espaço de aprendizagem que possibilitou o desenvolvimento profissional para ambos os públicos. Essa atividade tem contribuído positivamente tanto para a formação de novos pesquisadores quanto de docentes e orientadores para a educação superior.
Palabras clave : Cultura Acadêmica; Tutoria Acadêmica; Aprendizagem Compartilhada; Núcleo de Significação.