SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Acreditación de programa de postgrado mixto (académico-profesional) en Chile: im presiones académicas para un debate pendienteEl debate sobre la identidad, la cultura y el conocimiento em un programa de maestría profesional en educación de jóvenes y ad ultos: procesos formativos para la docencia y para la educaciòn de jóvenes y adultos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; NERES, Celi Corrêa  y  BRITO, Vilma Miranda de. Mestrado profissional em educação: a constituição do professor/pesquisador e o retorno para a escola. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.63-75. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016063.

O mestrado profissional em educação tem se apresentado como um importante espaço de formação de docentes da educação básica, já que se pretende nessa modalidade, por meio da imersão na pesquisa, formar um professor/pesquisador. Vislumbra-se, no âmbito de um mestrado dessa natureza, que o professor/pós-graduando/pesquisador possa desenvolver pesquisa focalizada nas situações reais, na sala de aula, nos diversos espaços educativos e, portanto, tem condições de ser protagonista de sua formação e transformação profissional. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de tecer reflexões sobre o percurso formativo dos docentes da educação básica na modalidade mestrado profissional e os possíveis impactos dessa formação para os profissionais e para a escola. Para tanto, buscou-se, por meio de abordagem qualitativa, apreender, por meio de narrativas dos egressos, os percursos, os sentidos e as possíveis contribuições dessa formação, no nível pessoal e profissional e, consequentemente, para a educação básica. As narrativas mostraram que a prática profissional foi transformada pela pesquisa realizada, os egressos destacaram a importância da relação direta entre a pesquisa e a realidade profissional, no entanto, o impacto pretendido pela aplicação dos projetos de intervenção ainda é algo a ser conquistado, o que revela necessidade de criar políticas para esse fim.

Palabras clave : Mestrado Profissional; Educação Básica; Qualificação Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )