SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue47Master’s degree in education: the teacher/researcher’s constitution and the return to schoolProfessional masters: the itinerary of the education area and the legacies of the State University of Bahia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; AMORIM, Antonio  and  NASCIMENTO, Audemara Rodrigues Vieira do. O debate sobre identidade, cultura e conhecimento em um programa de mestrado profissional em educação de jovens e adultos: processos formativos para a docência e para a educação de jovens e adultos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.77-86. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016077.

O objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Para tanto, busca-se uma definição conceitual dos termos identidade e cultura, ao mesmo tempo em que se investiga a constituição da identidade cultural brasileira a partir da contribuição das matrizes étnicas presentes na história do Brasil, seguida de discussões sobre identidade, cultura e conhecimento na EJA no contexto atual. Este texto resulta de pesquisa bibliográfica e reflexões do aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) e Freire (1979), entre outros que discutem as múltiplas referências e a diversidade da identidade cultural dos sujeitos que frequentam a EJA e sua relação com o currículo. A análise teórica apresenta como resultado a necessidade do reconhecimento da diversidade cultural do povo brasileiro pela EJA. Discute, por fim, a proposição de uma escola aberta às múltiplas identidades presentes na escolarização na EJA e na formação docente.

Keywords : Conhecimento; Cultura; EJA; Identidade; Formação Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )