SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Master profesional en educación: la constitució n del profesor/investigador y el retorno a la escuelaMaestrias profesionales: la itinerancia del area de educación y el legado de la Universidad del Estado de Bahía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; AMORIM, Antonio  y  NASCIMENTO, Audemara Rodrigues Vieira do. O debate sobre identidade, cultura e conhecimento em um programa de mestrado profissional em educação de jovens e adultos: processos formativos para a docência e para a educação de jovens e adultos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.77-86. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016077.

O objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Para tanto, busca-se uma definição conceitual dos termos identidade e cultura, ao mesmo tempo em que se investiga a constituição da identidade cultural brasileira a partir da contribuição das matrizes étnicas presentes na história do Brasil, seguida de discussões sobre identidade, cultura e conhecimento na EJA no contexto atual. Este texto resulta de pesquisa bibliográfica e reflexões do aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) e Freire (1979), entre outros que discutem as múltiplas referências e a diversidade da identidade cultural dos sujeitos que frequentam a EJA e sua relação com o currículo. A análise teórica apresenta como resultado a necessidade do reconhecimento da diversidade cultural do povo brasileiro pela EJA. Discute, por fim, a proposição de uma escola aberta às múltiplas identidades presentes na escolarização na EJA e na formação docente.

Palabras clave : Conhecimento; Cultura; EJA; Identidade; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )