SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Mestrado profissional em educação: a constituição do professor/pesquisador e o retorno para a escolaMestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; AMORIM, Antonio  e  NASCIMENTO, Audemara Rodrigues Vieira do. O debate sobre identidade, cultura e conhecimento em um programa de mestrado profissional em educação de jovens e adultos: processos formativos para a docência e para a educação de jovens e adultos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.77-86. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016077.

O objetivo deste artigo é situar um ensaio mediante uma análise teórica acerca da relação entre identidade e cultura no contexto do conhecimento fundamental e formativo na Educação de Jovens e Adultos, no Programa de Mestrado Profissional em EJA. Para tanto, busca-se uma definição conceitual dos termos identidade e cultura, ao mesmo tempo em que se investiga a constituição da identidade cultural brasileira a partir da contribuição das matrizes étnicas presentes na história do Brasil, seguida de discussões sobre identidade, cultura e conhecimento na EJA no contexto atual. Este texto resulta de pesquisa bibliográfica e reflexões do aporte teórico de Munanga (2009), Sacristán (2006), Silva (2000) e Freire (1979), entre outros que discutem as múltiplas referências e a diversidade da identidade cultural dos sujeitos que frequentam a EJA e sua relação com o currículo. A análise teórica apresenta como resultado a necessidade do reconhecimento da diversidade cultural do povo brasileiro pela EJA. Discute, por fim, a proposição de uma escola aberta às múltiplas identidades presentes na escolarização na EJA e na formação docente.

Palavras-chave : Conhecimento; Cultura; EJA; Identidade; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )