SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47El debate sobre la identidad, la cultura y el conocimiento em un programa de maestría profesional en educación de jóvenes y ad ultos: procesos formativos para la docencia y para la educaciòn de jóvenes y adultosFundamentos e práticas da educação profissional e tecnológica: reflexões e propostas de estudo a partir de um mestrado profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

HETKOWSKI, Tânia Maria  y  DANTAS, Tânia Regina. Mestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.89-103. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016089.

Este artigo apresenta a itinerância e os legados dos Programas de Pós-Graduação em Educação, na modalidade profissional, que são ofertados no Departamento de Educação, Campus I, da Universidade do Estado da Bahia. Objetiva, primeiramente, rememorar a criação dos Mestrados Profissionais no Brasil, a fim de destacar a sua trajetória, legitimação e consolidação em todo o território brasileiro e, posteriormente, demonstrar as principais características dos dois programas: Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) e Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Do ponto de vista metodológico, este é um trabalho descritivo, com destaque para alguns dados quantitativos e qualitativos, coletados para embasá-lo, que se subsidia na legislação que ampara a criação e a implantação desses programas, que visa promover uma reflexão sobre as políticas públicas no campo da pós-graduação em educação, chamando atenção para a relevância de ofertar esses cursos, especificamente nesta modalidade, sobretudo para os professores e gestores da educação básica, principais protagonistas e demandantes destes cursos. Autores como Cevallos e Passos (2012), Ribeiro (2006), André (2001), Nóvoa (2009), Machado (2009), Haddad e Di Pierro (1999) e Flecha (1999) dialogam com as pesquisadoras na análise dos dados. Os resultados mais evidentes são decorrentes de práticas educativas inovadoras, dos trabalhos de curso realizados pelos estudantes, incremento da pesquisa educacional, dados novos e informações atualizadas sobre educação, tecnologia, gestão e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como novas metodologias e artefatos tecnológicos que são impulsionados pelas investigações realizadas por discentes com a orientação dos docentes credenciados nos referidos programas.

Palabras clave : Mestrados Profissionais; Educação; Gestão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )