SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Mestrados profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da BahiaTornar-se educadora/professora: palavras que contam como foi! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

FREIRE, Emerson  e  BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Fundamentos e práticas da educação profissional e tecnológica: reflexões e propostas de estudo a partir de um mestrado profissional. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.105-118. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016105.

A expansão dos cursos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos últimos anos tem trazido desafios significativos nessa área, seja na rede pública ou privada. Dentre eles está o estabelecimento de programas de pós-graduação que permitam formar docentes, gestores e pesquisadores voltados para a realidade da EPT, conhecendo seus limites e possibilidades. Mais ainda, trata-se também de criar perspectivas de leitura, reflexões e estudos nessa modalidade de ensino. A partir da experiência docente e em pesquisa em EPT dentro do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, numa instituição pública paulista que atua na formação técnica e tecnológica desde 1969, os autores propõem neste artigo uma dessas possíveis perspectivas, considerando algumas trilhas básicas de investigação levantadas no contexto da arquitetura curricular de uma disciplina intitulada Fundamentos e Práticas da EPT. Parte-se da hipótese de que é necessário conhecer os fundamentos epistemológicos das relações entre educação e trabalho; problematizar o papel da EPT no atual contexto do desenvolvimento tecnocientífico, compreender as interfaces entre educação, sociedade e tecnologia a partir dos estudos da historiografia da Educação Profissional e Tecnológica, identificando as mudanças e permanências na sua fundamentação legal.

Palavras-chave : Mestrado Profissional; Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológica; Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )