SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue47Becoming a teacher: words that tell the story!Educational intervention program for the treatment of childhood obesity based on active video games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

HAMMES, Lúcio Jorge; GRITTI, Silvana Maria  and  SELAU, Bento. O mestrado profissional em educação e a repercussão dos relatórios críticoreflexivos à luz de Paulo Freire. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.137-151. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016137.

Este trabalho tem como objetivo identificar as repercussões da execução dos Relatórios Crítico-Reflexivos, construídos no âmbito da modalidade de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/UNIPAMPA), à luz de conceitos freireanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental. Coletaram-se, aleatoriamente, oito trabalhos de conclusão de curso e os dados foram trabalhados pela análise textual discursiva. As repercussões evidenciam a proximidade das categorias freireanas, estabelecendo um diálogo fecundo entre a teoria e a prática, construindo alternativas e afirmando uma autonomia que não é concedida e nem tutelada, mas que se constrói no fazer-se. Os resultados apontam que a metodologia da pesquisa no PPGEdu apresenta desafios, tensionamentos e ensinamentos em relação às metodologias historicamente construídas e socialmente legitimadas, pois se constata o envolvimento do pesquisador e o protagonismo dos sujeitos participantes.

Keywords : Educação; Conceitos Freireanos; Intervenção Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )