SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Convertirse en educadora/professora: ¡palabras que cuentan como fue!Programa de intervención educativa para el tratamiento de la obesidad infantil basado en videojuegos activos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

HAMMES, Lúcio Jorge; GRITTI, Silvana Maria  y  SELAU, Bento. O mestrado profissional em educação e a repercussão dos relatórios críticoreflexivos à luz de Paulo Freire. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.137-151. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016137.

Este trabalho tem como objetivo identificar as repercussões da execução dos Relatórios Crítico-Reflexivos, construídos no âmbito da modalidade de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/UNIPAMPA), à luz de conceitos freireanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental. Coletaram-se, aleatoriamente, oito trabalhos de conclusão de curso e os dados foram trabalhados pela análise textual discursiva. As repercussões evidenciam a proximidade das categorias freireanas, estabelecendo um diálogo fecundo entre a teoria e a prática, construindo alternativas e afirmando uma autonomia que não é concedida e nem tutelada, mas que se constrói no fazer-se. Os resultados apontam que a metodologia da pesquisa no PPGEdu apresenta desafios, tensionamentos e ensinamentos em relação às metodologias historicamente construídas e socialmente legitimadas, pois se constata o envolvimento do pesquisador e o protagonismo dos sujeitos participantes.

Palabras clave : Educação; Conceitos Freireanos; Intervenção Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )