SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Tornar-se educadora/professora: palavras que contam como foi!Programa de intervenção educativa para o tratamento da obesidade infantil baseado em vídeojogos ativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

HAMMES, Lúcio Jorge; GRITTI, Silvana Maria  e  SELAU, Bento. O mestrado profissional em educação e a repercussão dos relatórios críticoreflexivos à luz de Paulo Freire. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.137-151. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016137.

Este trabalho tem como objetivo identificar as repercussões da execução dos Relatórios Crítico-Reflexivos, construídos no âmbito da modalidade de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa (PPGEdu/UNIPAMPA), à luz de conceitos freireanos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a abordagem da pesquisa documental. Coletaram-se, aleatoriamente, oito trabalhos de conclusão de curso e os dados foram trabalhados pela análise textual discursiva. As repercussões evidenciam a proximidade das categorias freireanas, estabelecendo um diálogo fecundo entre a teoria e a prática, construindo alternativas e afirmando uma autonomia que não é concedida e nem tutelada, mas que se constrói no fazer-se. Os resultados apontam que a metodologia da pesquisa no PPGEdu apresenta desafios, tensionamentos e ensinamentos em relação às metodologias historicamente construídas e socialmente legitimadas, pois se constata o envolvimento do pesquisador e o protagonismo dos sujeitos participantes.

Palavras-chave : Educação; Conceitos Freireanos; Intervenção Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )