SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47O mestrado profissional em educação e a repercussão dos relatórios críticoreflexivos à luz de Paulo FreireA difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GONZALEZ GONZALEZ, Carina Soledad; GOMEZ-DEL-RIO, Nazaret  e  NAVARRO-ADELANTADO, Vicente. Programa de intervenção educativa para o tratamento da obesidade infantil baseado em vídeojogos ativos. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.155-172. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016155.

A obesidade infantil é a doença crônica mais prevalente nos países desenvueltos e em desenvolvimento. Estudos recentes mostraram que as Canárias é a comunidade espanhola com a maior taxa de obesidade infantil. No entanto, esta doença é facilmente evitável se educar as crianças com hábitos saudáveis. E o desenvolvimento das TICs em geral e dos videojogos em particular representam uma oportunidade de trabalhar para uma mudança. Por isso, neste trabalho se apresenta a concepção de um programa de intervenção educativa para o tratamento da obesidade infantil. Este programa é destinado a crianças de 8 a 12 anos com obesidade e que vão pela primeira vez ao Serviço de Pediatria do Hospital Universitário de Canárias, e atualmente está sendo validado. Os resultados parciais mostram que a satisfação no âmbito do programa é alta, com destaque para o foco em jogos. Além disso, 100% das crianças acreditam que aprenderam através do programa de intervenção educativa, e que tanto a atividade física (91,7%), como uma alimentação saudável (90,9%) mudaram seus hábitos de vida.

Palavras-chave : Obesidade-Infantil; Tratamento; Educação; Hábitos Saudáveis Videogames.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )