SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Programa de intervención educativa para el tratamiento de la obesidad infantil basado en videojuegos activosLos sujetos en tiempos complejos a la luz/sombra de la ontologia de Edgar Morin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; CUNHA, Maria Amália de Almeida  y  MATOSI, Daniel Abud Seabra. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do ensino médio. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.173-186. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016173.

O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.

Palabras clave : Juventude; Transmissão Geracional; Ensino Médio; Escolha Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )