SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Programa de intervenção educativa para o tratamento da obesidade infantil baseado em vídeojogos ativosOs sujeitos em tempos complexos à luz/sombra da ontologia de Edgar Morin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação; CUNHA, Maria Amália de Almeida  e  MATOSI, Daniel Abud Seabra. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do ensino médio. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.173-186. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016173.

O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.

Palavras-chave : Juventude; Transmissão Geracional; Ensino Médio; Escolha Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )