SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Diálogo con los ordenamientos brasileños volcados hacia la enseñanza de artes plásticas y música índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

DORING, Katharina. Ouvindo a diversidade musical do mundo para uma educação musical cognitiva “além das fronteiras”. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.27-46. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3572.

Os campos de educação musical e etnomusicologia nas pesquisas acadêmicas estão cada vez mais próximos na medida em que o Brasil busca reconhecer e integrar as músicas da tradição oral, de matrizes africanas e indígenas entre outras, como patrimônio imaterial e como conteúdos musicais na educação básica. Procuro tecer entre pesquisas interdisciplinares dos campos da etnomusicologia, educação musical, estudos culturais e cognição musical um diálogo crítico e interativo que possa ajudar a elaborar novos parâmetros para uma educação musical baseada na diversidade musical brasileira e das músicas do mundo.

Palabras clave : Educação Musical; Etnomusicologia; Estudos Culturais; Diversidade Musical.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )