SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Diálogo con los ordenamientos brasileños volcados hacia la enseñanza de artes plásticas y músicaLa música y las artes en la educación del pedagogo: polivalência o interdisciplinaridad? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

NZEWI, Meki. Readaptação da ciência simples das artes musicais indígenas africanas para a educação e a prática contemporânea sensibilizada à humanidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.61-78. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3578.

O artigo argumenta que os princípios filosóficos, teóricos e performativos, bem como as intenções proativas da humanidade, que enquadram o patrimônio indígena africano nas artes musicais (sinergia de música, dança, drama e propriedades materiais), fornecem recursos de conhecimento exemplar, que poderiam informar a consciência humanitária voltada para as políticas de educação, orientação curricular e conteúdo, bem como a dinâmica de transmissão de conhecimento em salas de aula africanas modernas e além. São delineados exemplos de ideais filosóficos, humanos e epistemológicos que marcam as formulações de artes musicais indígenas africanas como uma ciência simples da humanidade sublime e da gestão social. Eles permanecem contemporaneamente válidos e viáveis para o avanço cognitivo e o respeito na prática educacional na sala de aula compreendida como africana, permitindo a consciência sobre o desenvolvimento da humanidade que ressoa, bem como a sociedade equitativa através da educação afirmativa em sala de aula. As formulações criativas criticamente pesquisadas e discernidas, a teoria experiencial e as modalidades de transmissão intencional fornecem os paradigmas de recursos que foram aplicados e testados como contemporaneamente eficazes nos três diferentes lugares de educação proativa citados no artigo. A pesquisa cumulativa e as experiências práticas permitiram o delineamento e o conhecimento de conteúdo dos currículos modelo para a educação cultural de artes musicais na educação africana primária e secundária moderna.

Palabras clave : Artes Musicais; Ciência Simples; Indígena; Avanço; Humanização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )