SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Readaptación de la ciencia simple de las artes musicales indígenas y africanas para la educación y la práctica contemporánea, sensibilizada a la humanidadFormación docente en música en Chile: una aproximación histórica desde três Universidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FIGUEIREDO, Sergio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.79-96. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3579.

O objetivo deste texto é discutir questões relacionadas à música e às artes na formação do pedagogo que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O foco da discussão está nos conceitos de polivalência e interdisciplinaridade, buscando entender de que forma tais conceitos se aplicam, se complementam, ou se sobrepõem em documentos oficiais. A metodologia baseia-se nos princípios da pesquisa documental, valendo-se de textos referentes à legislação educacional em diálogo com a literatura. Os resultados apontam para a imprecisão nas orientações legais referentes ao professor que deveria ensinar música ou artes, além da utilização também imprecisa ou incompleta do conceito de interdisciplinaridade em vários textos, o que contribui para a manutenção de práticas educacionais predominantemente disciplinares. No caso do ensino da música e das artes, apesar dos documentos oficiais não indicarem a polivalência como modelo pedagógico, a literatura evidencia a presença desta prática em diversos contextos educacionais. Como conclusão, é evidente a necessidade de mais estudos específicos sobre interdisciplinaridade e ensino das artes a fim de se construir um referencial mais sólido para as propostas educacionais na formação do pedagogo.

Palabras clave : Educação Musical; Música e Pedagogia; Formação de Pedagogos; Polivalência; Interdisciplinaridade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )