SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue48Music and the arts in the generalist teacher education: polivalência or interdisciplinarity?Music and the articulation among the different languages of the teaching of art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

POBLETE LAGOS, Carlos. Formação docente em música: uma aproximação histórica a partir de três Universidades. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.97-109. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3597.

O presente artigo apresenta um panorama histórico da evolução da formação inicial docente em música, baseado no desenvolvimento da pedagogia em música na Universidade de Chile, a Universidade de Concepción e a Universidade de La Serena, três das instituições com mais longa trajetória na formação docente em música no Chile. As fontes consultadas foram principalmente arquivos documentais e, em menor grau, entrevista semiestruturadas dirigidas a professores e acadêmicos das três universidades. Os resultados permitem visualizar uma origem comum entre as propostas formativas, seguida de diferentes padrões de evolução em relação às caraterísticas locais das instituições. Finalmente, um olhar longo da história permite reconhecer regularidades entre as universidades, sobre o impacto que têm as mudanças no contexto externo, no interior das instituições e nas suas propostas de formação.

Keywords : Educação Musical; Formação de Professores; Universidades Chilenas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )