SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48La música y las artes en la educación del pedagogo: polivalência o interdisciplinaridad?La música y la articulación entre los diferentes lenguajes de las enseñanzas artísticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

POBLETE LAGOS, Carlos. Formação docente em música: uma aproximação histórica a partir de três Universidades. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.97-109. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3597.

O presente artigo apresenta um panorama histórico da evolução da formação inicial docente em música, baseado no desenvolvimento da pedagogia em música na Universidade de Chile, a Universidade de Concepción e a Universidade de La Serena, três das instituições com mais longa trajetória na formação docente em música no Chile. As fontes consultadas foram principalmente arquivos documentais e, em menor grau, entrevista semiestruturadas dirigidas a professores e acadêmicos das três universidades. Os resultados permitem visualizar uma origem comum entre as propostas formativas, seguida de diferentes padrões de evolução em relação às caraterísticas locais das instituições. Finalmente, um olhar longo da história permite reconhecer regularidades entre as universidades, sobre o impacto que têm as mudanças no contexto externo, no interior das instituições e nas suas propostas de formação.

Palabras clave : Educação Musical; Formação de Professores; Universidades Chilenas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )