SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48La música y la articulación entre los diferentes lenguajes de las enseñanzas artísticasExperiencias musicales en la escuela: narrativas de jóvenes indigen índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

GERISCHER, Christiane. Educação musical em contextos sociais - um programa de estudo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.123-137. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3582.

Este artigo descreve as considerações fundamentais da formação acadêmica “Pedagogia da Música no Trabalho Social”, conceituada e realizada em Potsdam, Alemanha. Com base nos conhecimentos sobre os possíveis benefícios da educação cultural e musical para os fins do trabalho social, principalmente o empoderamento dos indivíduos, a participação social e a inclusão, o autor especifica as necessidades e competências para a profissionalização neste campo. Exemplos de experiências de alunos e graduados com educação musical em jardins de infância, clubes de jovens e outras instituições sociais tornam claro o objetivo da qualificação. A importância das experiências estéticas e da educação estética nos contextos de trabalho social constitui o marco teórico para uma combinação interdisciplinar de competências em educação musical com uma qualificação acadêmica em pedagogia social. A avaliação da pedagogia musical nos contextos sociais aponta para a necessidade de uma qualificação musical artística como fundamental para a implementação bem-sucedida da educação musical no contexto da educação estética e cultural no âmbito do trabalho social.

Palabras clave : Educação Musical e Pedagogia Social; Experiência Estética na Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )