SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue48Music education in social contexts - astudy programProject “a música da gente” (“our music”): interview with Carlos Kater author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

SILVA, Mara Pereira da. Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.139-150. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3583.

O ensino e aprendizagem em música de jovens indígenas no espaço escolar ainda é algo incipiente na área da Educação Musical. Neste artigo será apresentado um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico o qual denomino conceitos operativos da pesquisa foi desenvolvido na área de Educação Escolar Indígena. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008,2012). A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2011, 2013). Os resultados da pesquisa apontaram que seus colaboradores querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensarem uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados a como fazer, como ensinar e como aprender estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos.

Keywords : Educação Musical; Mídias; Pesquisa Autobiográfica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )