SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48La educación musical en contextos sociales - un programa de estúdiosO projeto “a música da gente”: entrevista com Carlos Kater índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SILVA, Mara Pereira da. Experiências musicais no espaço escolar: narrativas de jovens indígenas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.139-150. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3583.

O ensino e aprendizagem em música de jovens indígenas no espaço escolar ainda é algo incipiente na área da Educação Musical. Neste artigo será apresentado um recorte de pesquisa concluída que teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará - Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico o qual denomino conceitos operativos da pesquisa foi desenvolvido na área de Educação Escolar Indígena. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2008,2012). A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002; SCHÜTZE, 2011, 2013). Os resultados da pesquisa apontaram que seus colaboradores querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensarem uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados a como fazer, como ensinar e como aprender estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos.

Palabras clave : Educação Musical; Mídias; Pesquisa Autobiográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )