SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Experiencias musicales en la escuela: narrativas de jóvenes indigenGeografía y música: pensar desde kosmos sonoro Guarani índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SANTOS, Regina Marcia Simão  y  KATER, Carlos. O projeto “a música da gente”: entrevista com Carlos Kater. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.151-166. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3584.

Entrevista inédita com Carlos Kater feita por Regina Marcia S. Santos, abordando as características do projeto “A Música da Gente”. São apresentadas aqui informações básicas sobre esse projeto original de criação instrumental coletiva, realizado em escolas públicas da periferia de São Bernardo, pelo qual já passaram mais de 900 crianças (faixa etária de 8 a 11 anos). Vários estudiosos comentaram “A Música da Gente”, mas nessa entrevista o seu criador e diretor faz referência particular a alguns dos conceitos, definições e princípios fundamentais que sustentam a proposta do ponto de vista do engajamento dos educadores musicais, face a uma formação humana mais ampla, incluindo, sem exceção, todos os envolvidos na relação de aprendizagem. Estamos aqui diante de um contraponto entre entrevistado e entrevistadora, focado num tema e projeto de alta relevância, do qual emergem reflexões originais valiosas para os profissionais da educação que atuam hoje na formação musical de crianças nas diferentes cidades do Brasil.

Palabras clave : Educação Musical; Composição Coletiva Infantil; Música e Formação Humana; Papel do Educador.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )