SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48O projeto “a música da gente”: entrevista com Carlos KaterDiversidad musical y formación de profesores: que música forma el profesor de música? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira  y  FERNANDES, Anedmafer Mattos. Geografia e música: pensar a partir do kosmos sonoro Guarani. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.167-185. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3585.

Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, que se desdobraram na pesquisa de Doutorado Outras Imaginações Espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia, elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul (MS), a partir das experimentações ocorridas no Instituto Técnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) com alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2015. O objetivo foi experienciar outros pensamentos espaciais a partir do contato com a musicalidade Guarani. O método exercitado foi o de agir/pensar no contexto da Geofilosofia apresentada por Gilles Deleuze e Felix Guattari na articulação de várias ações trabalhadas na sala de aula (análises de imagens e narrativas jornalísticas, dos livros didáticos, de textos científicos, de fotografias e vídeos etc.). Tais ações tensionaram a visão generalizante da identidade indígena pelos não indígenas. Como decorrência disso, os alunos puderam perceber a trama social de negação e desconhecimento da riqueza cultural Guarani. Conclui-se que a força da musicalidade Guarani instiga a outros pensamentos espaciais, a outra geografia possível.

Palabras clave : Geografia; Música; Guarani; Ensino; Espaço.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )