SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Geografía y música: pensar desde kosmos sonoro GuaraniMusica y unidocencia: pensando la formación y las prácticas de maestros de referencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SANTIAGO, Renan  y  IVENICKI, Ana. Diversidade musical e formação de professores(as): qual música forma o(a) professor(a) de música?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.187-204. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3586.

Este artigo tem como objetivo analisar sob um olhar multicultural o repertório utilizado na formação de professores(as) de Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foi feita análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Música das três instituições, aplicação de questionários com 59 formandos do curso citado, bem como entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas. Como resultado, obteve-se que, de forma geral, os(as) futuros(as) professores(as) de Música são formados para lecionar por meio de músicas elitizadas de tradição europeia. Contudo, lentamente, as Licenciaturas em Música têm-se aberto para outras musicalidades, como a música “popular”, mas as músicas preferidas dos(as) estudantes(as) da educação básica continuam de fora do currículo do ensino superior.

Palabras clave : Música; Formação de Professores; Repertório; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )