SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Geografia e música: pensar a partir do kosmos sonoro GuaraniMúsica e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTIAGO, Renan  e  IVENICKI, Ana. Diversidade musical e formação de professores(as): qual música forma o(a) professor(a) de música?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.187-204. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3586.

Este artigo tem como objetivo analisar sob um olhar multicultural o repertório utilizado na formação de professores(as) de Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foi feita análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Música das três instituições, aplicação de questionários com 59 formandos do curso citado, bem como entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas. Como resultado, obteve-se que, de forma geral, os(as) futuros(as) professores(as) de Música são formados para lecionar por meio de músicas elitizadas de tradição europeia. Contudo, lentamente, as Licenciaturas em Música têm-se aberto para outras musicalidades, como a música “popular”, mas as músicas preferidas dos(as) estudantes(as) da educação básica continuam de fora do currículo do ensino superior.

Palavras-chave : Música; Formação de Professores; Repertório; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )