SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue48Musical diversity and music teacher education: which kind of songs prepares the music teacher?Mythology’s Orixás: interdisciplinary artistic show involving teaching degree students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; WEBER, Vanessa  and  SOUZA, Zelmielen Adornes de. Música e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.205-221. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3587.

O tema da educação musical na formação de professores não especialistas em Música, sobretudo em cursos de Pedagogia, associado aos modos de ação profissional unidocente, tem sido objeto de investigações de pesquisadores das áreas da Música e Educação, tanto no contexto nacional quanto internacional. Considera-se que a natureza do trabalho do professor que atua nos primeiros anos de escolarização é construída pela unidocência, a qual é complexa e agrega diferentes áreas para a potencialização do desenvolvimento dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir a unidocência e apresentar algumas compreensões com relação à formação e às práticas docentes desses professores. Para tanto, fazemos uma revisão de pesquisas que versam sobre a formação musical nos cursos de Pedagogia e, posteriormente, apresentamos parte de uma pesquisa, com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre seus modos de ser unidocente e a presença da Música em suas práticas docentes. Os resultados indicam que a educação musical está presente, com diferentes potencialidades, mas também limitações, na formação e nas práticas educativas de unidocentes. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento das investigações, pensando na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática pedagógica do professor unidocente.

Keywords : Educação Musical; Pedagogia; Unidocência; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )