SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Diversidade musical e formação de professores(as): qual música forma o(a) professor(a) de música?Mitologia dos Orixás: mostra artística Interdisciplinar envolvendo alunos de Licenciatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; WEBER, Vanessa  e  SOUZA, Zelmielen Adornes de. Música e unidocência: pensando a formação e as práticas de professores de referência. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.205-221. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3587.

O tema da educação musical na formação de professores não especialistas em Música, sobretudo em cursos de Pedagogia, associado aos modos de ação profissional unidocente, tem sido objeto de investigações de pesquisadores das áreas da Música e Educação, tanto no contexto nacional quanto internacional. Considera-se que a natureza do trabalho do professor que atua nos primeiros anos de escolarização é construída pela unidocência, a qual é complexa e agrega diferentes áreas para a potencialização do desenvolvimento dos estudantes. O objetivo deste artigo é discutir a unidocência e apresentar algumas compreensões com relação à formação e às práticas docentes desses professores. Para tanto, fazemos uma revisão de pesquisas que versam sobre a formação musical nos cursos de Pedagogia e, posteriormente, apresentamos parte de uma pesquisa, com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre seus modos de ser unidocente e a presença da Música em suas práticas docentes. Os resultados indicam que a educação musical está presente, com diferentes potencialidades, mas também limitações, na formação e nas práticas educativas de unidocentes. Assim, compreendemos a importância do estudo e aprofundamento das investigações, pensando na formação musical nos cursos de Pedagogia e na prática pedagógica do professor unidocente.

Palavras-chave : Educação Musical; Pedagogia; Unidocência; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )