SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número48Musica y unidocencia: pensando la formación y las prácticas de maestros de referenciaTrama na Cinelândia: a normatização do ensino religioso no Município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

BRAGA, Simone Marques; SANTOS, Luciene Souza  y  LOPES, Aaron Roberto Mello. Mitologia dos Orixás: mostra artística Interdisciplinar envolvendo alunos de Licenciatura. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.48, pp.223-239. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48.3223.

Envolvendo estudantes de Licenciaturas diversas, essa experiência desenvolveu-se a partir da criação e implementação de uma disciplina do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Formação de Contadores de Histórias -, articulada com uma disciplina do Colegiado de Música da UEFS - História e Diversidade da Música Brasileira II. A primeira implementou os fundamentos da Arte de Contar Histórias no universo da Mitologia dos Orixás e introduziu conhecimentos básicos acerca da voz falada e cantada a partir do canto em Iorubá. A segunda enfatizou o trabalho com os toques rítmicos e cantigas dos cultos de matriz africana. A experiência interdisciplinar ainda contou com a colaboração de uma professora de teatro e um professor de dança afro que realizaram oficinas e ampliaram o repertório artístico dos estudantes. Buscou-se com essa experiência responder algumas inquietações: É possível desmistificar crenças e medos dos estudantes de Licenciaturas sobre a Mitologia dos Orixás? A partir de uma experiência estética sensorial de escuta e narração dessas histórias, é possível valorizar as relações étnico-raciais na universidade? Como desenvolver saberes pedagógicos e musicais envolvendo a matriz africana em uma licenciatura específica de música? Como resultado tivemos uma Mostra Performática cuja experiência cênica foi assistida por estudantes e professores de várias licenciaturas da Universidade, como também os processos formativos desta experiência foram abordados e discutidos através de uma roda de conversa.

Palabras clave : Contação de Histórias; Mitologia dos Orixás; Ensino de Música de Matriz Afro-Brasileira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )