SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número49Motivaciones iniciales para elaboración de directrices da educación escolar quilombola en Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ARRUTI, José Maurício. Função de alteridade: o cangume, a professora, a escola e a universidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.21-33. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.2133.

Este texto investiga, por meio de uma pequena série de situações históricas e cenas etnográficas, a construção e a ressignificação da fronteira simbólica que marca a distância e a proximidade entre a comunidade quilombola do Cangume (Itaóca - SP) e a sociedade branca do seu entorno. Neste relato, que cobre desde a década de 1970 até o momento presente, ganha destaque o papel desempenhado por agentes, saberes e práticas escolares. Posto de observação, marcador da distância ou agência de aproximação, a escola serviu como espaço de reelaboração simbólica da fronteira cujos conteúdos e sentidos foram sendo alterados ao longo do tempo. Nosso objetivo é chamar atenção para a “função de alteridade” desempenhada por esta fronteira, iluminando com o caso do Cangume um dispositivo comum e mais geral que marca a relação entre outras comunidades quilombolas e as populações do seu entorno e, em especial, com a escola.

Palabras clave : Racismo; Caridade; Política; Linguística; Africanismos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )