SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue49Quilombola communities in hinterland of Pernambuco state: socialpolitical dialogues constructing of an emancipatory educationEducation experience quilombola: relations between school and community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

NASCIMENTO, Lisângela Kati do. Educação escolar quilombola: reflexões sobre os avanços das políticas educacionais e os desafios para a prática pedagógica no Vale do Ribeira-SP. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.69-86. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.6986.

Esse texto tem por objetivo tematizar os avanços nas políticas educacionais para a população quilombola, focando mais especificamente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, e problematizar alguns dos principais desafios e obstáculos a serem enfrentados no processo de efetivação da modalidade de educação escolar quilombola na educação básica. A análise aqui empreendida será feita levando em conta o contexto histórico, geográfico e cultural da região do Vale do Ribeira-SP, a partir dos resultados das pesquisas de mestrado (2003-2006) e doutorado (2009-2012), ambas desenvolvidas no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, e dos dados coletados durante o “Ciclo de Audiências Públicas sobre Educação Diferenciada no Vale do Ribeira”, promovido pela Defensoria Pública Estadual e pela Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras (EEACONE), em 2015.

Keywords : Políticas Educacionais; População Quilombola; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola; Vale do Ribeira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )