SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue49Quilombola school education: considerations on advances of educational policies and challenges for pedagogical practice in the Vale do Ribeira Region.School education in quilombolas communities of the Old Chico identity territory-BA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

MAROUN, Kalyla  and  CARVALHO, Edileia. Experiências de educação quilombola: as relações entre escola e comunidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.87-102. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.87102.

Este artigo objetiva comparar experiências de educação em duas comunidades quilombolas situadas na Região Sul-Fluminense, a partir das relações estabelecidas entre escola local e comunidade. A coleta de dados ocorreu entre os anos de 2011 e 2017 e contou com: etnografia; entrevistas com as principais lideranças políticas das comunidades pesquisadas; análise de documentos oficiais disponíveis nas respectivas escolas e Secretarias Municipais de Educação. Percebemos que tais experiências, ainda que apresentem pontos em comum, podem ser tão diversas como os próprios processos de formação das comunidades. Pensar em experiências de educação escolar quilombola pressupõe nos abrirmos à pluralidade de possibilidades que estas representam.

Keywords : Educação Escolar Quilombola; Escola; Comunidade Quilombola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )