SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número49Educación escolar quilombola: reflexiones sobre los avances de las políticas educacionales y los desafíos para la prática pedagógica en el Vale do Ribeira-SPEducación escolar en comunidades quilombolas del territorio de identidad del Viejo Chico-BA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MAROUN, Kalyla  y  CARVALHO, Edileia. Experiências de educação quilombola: as relações entre escola e comunidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.87-102. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.87102.

Este artigo objetiva comparar experiências de educação em duas comunidades quilombolas situadas na Região Sul-Fluminense, a partir das relações estabelecidas entre escola local e comunidade. A coleta de dados ocorreu entre os anos de 2011 e 2017 e contou com: etnografia; entrevistas com as principais lideranças políticas das comunidades pesquisadas; análise de documentos oficiais disponíveis nas respectivas escolas e Secretarias Municipais de Educação. Percebemos que tais experiências, ainda que apresentem pontos em comum, podem ser tão diversas como os próprios processos de formação das comunidades. Pensar em experiências de educação escolar quilombola pressupõe nos abrirmos à pluralidade de possibilidades que estas representam.

Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Escola; Comunidade Quilombola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )