SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número49Educação escolar quilombola: reflexões sobre os avanços das políticas educacionais e os desafios para a prática pedagógica no Vale do Ribeira-SPEducação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MAROUN, Kalyla  e  CARVALHO, Edileia. Experiências de educação quilombola: as relações entre escola e comunidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.87-102. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.87102.

Este artigo objetiva comparar experiências de educação em duas comunidades quilombolas situadas na Região Sul-Fluminense, a partir das relações estabelecidas entre escola local e comunidade. A coleta de dados ocorreu entre os anos de 2011 e 2017 e contou com: etnografia; entrevistas com as principais lideranças políticas das comunidades pesquisadas; análise de documentos oficiais disponíveis nas respectivas escolas e Secretarias Municipais de Educação. Percebemos que tais experiências, ainda que apresentem pontos em comum, podem ser tão diversas como os próprios processos de formação das comunidades. Pensar em experiências de educação escolar quilombola pressupõe nos abrirmos à pluralidade de possibilidades que estas representam.

Palavras-chave : Educação Escolar Quilombola; Escola; Comunidade Quilombola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )