SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue49Education experience quilombola: relations between school and communityThe contributions of the quilombo movement to the construction of a specific proposal for education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

MACEDO, Dinalva de Jesus Santana; MESSEDER, Marcos Luciano Lopes  and  QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.103-118. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.103118.

Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogar com o universo sociocultural dos alunos.

Keywords : Educação Escolar Quilombola; Práticas Curriculares; Relações Étnicoraciais; Interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )