SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número49Experiencias de educación quilombolas: la relación entre la escuela y la comunidadLas contribuciones del movimiento quilombola para la construcción de uma propuesta de educación específica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MACEDO, Dinalva de Jesus Santana; MESSEDER, Marcos Luciano Lopes  y  QUEIROZ, Delcele Mascarenhas. Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.103-118. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.103118.

Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogar com o universo sociocultural dos alunos.

Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Práticas Curriculares; Relações Étnicoraciais; Interculturalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )