SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número49História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursosA convivência na escola e o bullying entre estudantes nos ensinos fundamental ii e médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LEITE, Miriam. Ativismo político e juventude: catracas na escola e na cidade para os jovens mais jovens. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.49, pp.169-185. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49.169185.

Os movimentos de ocupação urbana ocorridos em diversas partes do mundo desde o início desta década foram, com frequência, associados à juventude. No entanto, o termo juventude é reconhecidamente pouco preciso quanto à idade que refere: estariam aqueles que frequentam os anos finais do ensino fundamental incluídos nesse reconhecimento de agência política? No contexto da greve docente da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro, em 2013, realizamos entrevistas com professoras que participaram desse movimento, considerando que suas narrativas poderiam trazer notícias desse reconhecimento (ou não reconhecimento). Em diálogo com teorizações de Jacques Derrida, Judith Butler e Leonor Arfuch, discutimos sobre os textos produzidos nesses encontros, a partir das noções de performatividade, iteração, interpelação e entrevista narrativa. Assinalamos, nessa leitura, além da já suposta potência da interpelação docente, a força da própria cidade no favorecimento ou obstaculização da agência política desses jovens mais jovens.

Palavras-chave : Juventude; Adolescência; Ativismo Político; Educação Escolar; Diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )