SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue50Inclusive communication towards the promotion and preservation of cultural heritageThe look, the word and the audiodescription author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

CROCHICK, José Leon. Diversidade: os outros de “mim”. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.35-47. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.3547.

O objetivo deste ensaio é apresentar a expressão da diversidade como outras possibilidades de constituição do indivíduo, expressão essa possibilitada pela incorporação da cultura, o que indica a sua importância para a diferenciação individual. O meio para atingir tal objetivo é a análise de três novelas de Leon Tolstói: A morte de Ivã Ilitch, O senhor e o servo e A felicidade conjugal, escritas no século XIX, e do filme de Michelangelo Antonioni Passageiro: profissão repórter, produzido no século XX. A análise dessas obras, permeadas por reflexões feitas por Adorno, Benjamin e Horkheimer, indica distinções na apresentação de outras possibilidades de constituição do eu na modernidade. Nas novelas de Tolstói, ressalta-se a alternativa de vida calcada na bondade, na serenidade, na solidariedade. No filme de Antonioni, destaca-se a impossibilidade de ser outro; a ideia de que tudo deva ser alterado para que tudo permaneça como está é visível nesse filme, contrapondo-se à percepção concreta da mudança presente nas novelas analisadas.

Keywords : Diversidade; Modernidade; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )