SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50A comunicação inclusiva na dinamização e preservação do patrimônio culturalO olhar, a palavra e a audiodescrição (ad) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

CROCHICK, José Leon. Diversidade: os outros de “mim”. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.35-47. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.3547.

O objetivo deste ensaio é apresentar a expressão da diversidade como outras possibilidades de constituição do indivíduo, expressão essa possibilitada pela incorporação da cultura, o que indica a sua importância para a diferenciação individual. O meio para atingir tal objetivo é a análise de três novelas de Leon Tolstói: A morte de Ivã Ilitch, O senhor e o servo e A felicidade conjugal, escritas no século XIX, e do filme de Michelangelo Antonioni Passageiro: profissão repórter, produzido no século XX. A análise dessas obras, permeadas por reflexões feitas por Adorno, Benjamin e Horkheimer, indica distinções na apresentação de outras possibilidades de constituição do eu na modernidade. Nas novelas de Tolstói, ressalta-se a alternativa de vida calcada na bondade, na serenidade, na solidariedade. No filme de Antonioni, destaca-se a impossibilidade de ser outro; a ideia de que tudo deva ser alterado para que tudo permaneça como está é visível nesse filme, contrapondo-se à percepção concreta da mudança presente nas novelas analisadas.

Palavras-chave : Diversidade; Modernidade; Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )