SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50Diversidade: os outros de “mim”Pessoa com deficiência: estigma e identidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTOS, Admilson; SILVA, Luciene Maria da  e  FARIAS, Sandra Regina Rosa. O olhar, a palavra e a audiodescrição (ad). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.63-76. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.6376.

As pessoas com deficiência visual contam com um recurso de acessibilidade denominado Audiodescrição (AD) que consiste, grosso modo, na descrição de informações que são veiculadas visualmente em um filme, programa de televisão, peça de teatro, fotografia, pintura, escultura ou o que mais envolva imagem. O debate atual sobre AD perpassa por problematizar as questões estéticas na sua realização. Para pensar sobre essas fissuras das abordagens a respeito da recepção pelas pessoas cegas, recorremos ao filme documentário Janela da Alma, dos cineastas João Jardim e Walter Carvalho, de 2001, em diálogo com autores que refletiram sobre a proeminência do olhar. Em seguida abordamos e refletimos sobre o papel da palavra, com base em Bakhtin (2003, 2006) e outros autores. Realizada deste lugar, a AD será fruto da consciência de que somos pelo reconhecimento das nossas possibilidades e do outro, bem como pelo respeito à diversidade e às diferenças.

Palavras-chave : Audiodescrição; Palavra; Pessoa com Deficiência Visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )