SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50O olhar, a palavra e a audiodescrição (ad)Acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência: sobre o que estamos falando? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos  e  DENARI, Fatima Elisabeth. Pessoa com deficiência: estigma e identidade. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.77-89. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.7789.

Neste artigo objetiva-se verificar, por meio das mídias audiovisuais, como as pessoas com deficiência são reconhecidas, porque, apesar dos direitos atuais adquiridos, ainda são visualizadas e/ou relatadas experiência negativas que abordam estigma, identidade e autonomia. Com isso, busca-se responder: Após décadas de educação inclusiva no Brasil, ainda existe preconceito ou estigma com a pessoa com deficiência? A metodologia é a netnografia, por ser uma pesquisa realizada em ambientes virtuais. Quanto à coleta dos dados, deu-se por meio da visualização e seleção de vídeos do YouTube que envolvem a temática estigma e identidade social. Para tanto, utilizou-se os descritores mais comuns como deficientes, deficiência visual, deficiência física, deficiência mental, deficiência intelectual, deficiência auditiva, pessoas com necessidades educacionais especiais, mongoloide, débil mental, ceguinho, surdo (piada) e surdinho. Como resultado, destacase a representação em mídia de forma ridicularizada, desrespeitosa, considerando a pessoa com deficiência como irresponsável, desatenta, fora do padrão social, não inteligente, agressiva, frívola, dentre outros.

Palavras-chave : Educação Especial; Estigma; Identidade Social; Diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )