SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50Accesibilidad para inclusión de la persona con discapacidad: ¿de qué hablamos?Audiodescripción y acceso a la cultura audiovisual para el empoderamiento de personas con discapacidad visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

DORNELLES, Patricia Silva; CARVALHO, Claudia Reinoso Araujo de  y  CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da universidade federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.105-117. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.105117.

O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC), criado em 2013 pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com o Ministério da Cultura, é uma iniciativa pioneira de formação lato sensu na temática. O objetivo deste artigo é apresentar o CEAC e suas contribuições para o fortalecimento de uma política que reflita e articule a Acessibilidade Cultural para as pessoas com deficiência. Por meio de um relato de experiência, antecedido por uma breve contextualização política sobre o tema, foram discutidos os aspectos inerentes ao curso: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; a formação de uma rede de articulação, fomento e formação em acessibilidade cultural e a produção científica decorrente do CEAC. Constatou-se que em suas duas edições ele teve um papel estratégico na visibilidade da questão e na luta das pessoas com deficiência pela garantia de acesso à fruição cultural, tal como preconizado pelas políticas públicas.

Palabras clave : Políticas Culturais; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade Cultural; Formação Profissional.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )