SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50Acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência: sobre o que estamos falando?Audiodescrição e acesso à cultura audiovisual para o empoderamento de pessoas com deficiência visual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

DORNELLES, Patricia Silva; CARVALHO, Claudia Reinoso Araujo de  e  CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da universidade federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.105-117. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.105117.

O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC), criado em 2013 pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com o Ministério da Cultura, é uma iniciativa pioneira de formação lato sensu na temática. O objetivo deste artigo é apresentar o CEAC e suas contribuições para o fortalecimento de uma política que reflita e articule a Acessibilidade Cultural para as pessoas com deficiência. Por meio de um relato de experiência, antecedido por uma breve contextualização política sobre o tema, foram discutidos os aspectos inerentes ao curso: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; a formação de uma rede de articulação, fomento e formação em acessibilidade cultural e a produção científica decorrente do CEAC. Constatou-se que em suas duas edições ele teve um papel estratégico na visibilidade da questão e na luta das pessoas com deficiência pela garantia de acesso à fruição cultural, tal como preconizado pelas políticas públicas.

Palavras-chave : Políticas Culturais; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade Cultural; Formação Profissional.

        · texto em Português     · Português ( pdf )