SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da universidade federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensãoDesign para experiência multissensorial em museus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ADERALDO, Marisa Ferreira  e  CHAVES, Élida Gama. Audiodescrição e acesso à cultura audiovisual para o empoderamento de pessoas com deficiência visual. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.119-134. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.119134.

A cultura contemporânea é especialmente multimodal no sentido de que, para expressar-se, utiliza suportes variados como televisão, rádio, celulares, computadores etc, com emprego de diferentes linguagens e formatos. De modo a fazer um recorte nas linguagens associadas ao sentido da visão, este artigo procura focalizar determinada parcela da população, justamente aquela que, estando privada desse sentido (a pessoa com deficiência visual), carece de soluções que lhe possibilitem o usufruto e acesso à informação visual presente em espaços como cinemas, teatros, passeios turísticos etc. Um modo de compensar a ausência da visão e de tornar a imagem acessível é a audiodescrição, tratada neste artigo como tradução intersemiótica e audiovisual, pois traduz a informação visual em informação verbal (escrita ou oral).

Palavras-chave : Tradução Audiovisual Acessível; Audiodescrição; Pessoas com Deficiência Visual; Moça com Brinco de Pérola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )