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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

PADILHA, Caio Augusto. A política de educação especial do governo FHC (1995-2003): uma opção pela integração. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.191-207. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.191207.

Este artigo tem como objetivo analisar a política de Educação Especial do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), de modo a identificar sua contribuição para a construção de um sistema educacional inclusivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias, respectivamente, documentos nacionais e internacionais e produções científicas. A análise dos dados permitiu constatar que o então governo, mesmo tendo atuado na reestruturação do sistema educacional mediante a promoção de amplo conjunto de intervenções no campo legal, preservou o modelo de atuação das administrações anteriores na Educação Especial. Desse modo, mantiveram-se, majoritariamente, a oferta de serviços educacionais apartados às pessoas com deficiência e o investimento em instituições especializadas privadas, prejudicando a inserção de todos os indivíduos no sistema educacional comum.

Palavras-chave : Educação; História da Educação; Educação Especial; Política Educacional; Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003).

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