SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue50Schooling for inclusion: imaginary formations and discursive eventsInclusion policies and the recommendations of the international organizations for middle and higher education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

SILVA, Osni Oliveira Noberto da; MIRANDA, Theresinha Guimarães  and  BORDAS, Miguel Angel Garcia. Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES - 2013 a 2016. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.225-239. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.225239.

O objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodológicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada.

Keywords : Trabalho Docente; Atendimento Educacional Especializado; Revisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )