SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50Trabajo docente y atendimiento educacional especializado: un análisis de la producción académica en el portal de teses y disertaciones de la CAPES - 2013 a 2016Educación permanente para la salud en el estrategia salud de la familia: reflexiones desde el existencialismo y la educación liberadora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ROGGERO, Rosemary; ROCHA, Aline Sarmento Coura  y  SILVA FILHO, Geuid Cavalcante da. Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.241-252. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.241252.

O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011- 2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais, bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.

Palabras clave : Políticas Educativas; Ensino Médio e Ensino Superior; Organismos internacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )