SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número50Educação permanente em saúde na estratégia saúde da família: reflexões a partir do existencialismo e da educação libertadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LINSINGEN, Célia Regina Dias Von; CISCATO, Cléia Denise Santos  e  VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. Massive open online courses (MOOCS) no ensino do empreendedorismo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.273-288. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.273288.

Este estudo analisa a oferta de cursos na área da educação, no que se refere ao ensino de empreendedorismo com o uso de uma ferramenta de cursos massivos online gratuitos, denominados MOOCs. O objetivo foi verificar como essa prática pedagógica de ensino a distância vem ganhando adeptos em todo o mundo, e mais precisamente no ensino de técnicas e formação associadas ao empreendedorismo. Foi realizado um estudo bibliométrico na principal plataforma agregadora de provedores de MOOC, comparando sua oferta com os demais temas, e também se verificou a plataforma brasileira provedora de MOOCs e sua relação com o tema. Os achados mostraram que o empreendedorismo é um tema muito relevante e crescente nos cursos MOOC, notadamente na principal provedora mundial, COURSERA. Os MOOCs partem do princípio de que o conhecimento deve ser compartilhado livremente para aqueles que queiram aprender, sem a imposição de restrições geográficas, econômicas e demográficas. A referência brasileira, a plataforma e-learning VEDUCA, é uma plataforma recente, muito menor que as demais existentes em países da Europa e nos Estados Unidos, porém com parcerias internacionais e nacionais no desenvolvimento de seus projetos de ensino a distância.

Palavras-chave : Metodologia de Ensino; Empreendedorismo; Educação a Distância; Massive Open Online Course (MOOC); E-Learning.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )